Como vender pelo Instagram? Dicas para deixar seu perfil otimizado

Como vender pelo Instagram? Dicas para deixar seu perfil otimizado


 

Olá pessoa! Tudo bom? 😀

Deixe-me te fazer algumas perguntas: Você está aproveitando todo o potencial que o Instagram oferece para negócios? Seu perfil está otimizado para gerar vendas? Você está fazendo divulgações corretas sobre os seus produtos?

Pelo amor de Deus não me diz que você ainda não tem um perfil no Instagram hein! Seria um desperdício não ter! (Se não tiver corre lá e cria um!).

Apesar de todas as facilidades que a internet oferece, principalmente no quesito “aumentar as vendas de um negócio”, infelizmente a grande maioria dos Profissionais e Pequenos/Médios Empresários (arrisco dizer até algumas grandes empresas!) ainda não sabem otimizar suas redes sociais para vendas.

Pensando em te dar uma mãozinha nesse caso, hoje resolvi trazer dicas aplicáveis ao Instagram para que você possa dar um “UP” nas suas vendas.

Tudo certo? Então “bora” lá!

 

Use um perfil comercial – Instagram Empresas


 

Há algum tempo o Instagram dispõe de uma funcionalidade que te permite alterar seu perfil, digamos, mais pessoal, para um comercial.

Ao experimentar essa nova versão, você consegue incluir mais informações sobre a sua Loja/Ponto Comercial/Local de Atendimento.

O perfil comercial te permite inserir opções para que seus clientes entrem em contato (telefone e email), e a possibilidade de colocar seu endereço – o que permite às pessoas encontrarem sua loja física com mais facilidade.

Bem bacana né? Mas tem mais (na verdade, o principal!).

O perfil comercial oferece acesso a métricas na seção Insights, oferecendo as seguintes vantagens:

 

  • Gráficos contendo informações sobre a audiência das publicações que você posta;
  • Quantidade de contas que clicaram no link do perfil (aquele que você coloca direcionando as pessoas para um site, blog, ou página);
  • Quantidade de contas exclusivas que visualizaram o post;
  • Horários em que os seguidores mais acessam o Instagram;
  • Interação dos seguidores com as postagens;
  • Dados demográficos dos seguidores: idade, gênero, localização.

 

Você também consegue fazer anúncios para promover suas publicações, alcançando mais usuários e conseguindo colocar um link de “Saiba mais” direcionando para sua página.

Para ativar seu perfil comercial e desfrutar dessas vantagens você precisa ter uma página no Facebook, pois algumas informações são importadas de lá. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Configurações”, e procurar pela opção “Alternar para Perfil Comercial”.

A partir daí o próprio Instagram te orienta como proceder.

Lembrete: Você pode ativar e desativar o seu perfil comercial a qualquer momento acessando as configurações do seu Instagram.

 

Cuidando das informações da Biografia


 

De cara as informações da sua bio podem estar te dando prejuízo sem que você perceba. Os dados que você coloca no seu perfil, precisam ter um objetivo: informar e direcionar seus seguidores.

Vejamos algumas considerações a serem feitas:

 

  • Definição da sua marca

 

Por favor, tenha um logotipo! Trabalhar a sua marca é algo fundamental para construir sua autoridade online. Logo, use seu logotipo como imagem do perfil.

Se você trabalha com confecções, por exemplo, não vá colocar no perfil fotos de modelos, de roupas, ou nada do tipo – O mesmo vale para outras áreas.

 

  • Posicionamento

 

Aproveite para deixar claro o seu posicionamento: O que você/sua loja faz? Que serviço oferece? Entrega para todo o Brasil? O atendimento é presencial e online? Se for profissional, qual sua formação, especialização, ou área de atuação? Você tem algum curso?

 

  • Informações de contato

 

Se você possui um número de WhatsApp exclusivo para esse tipo de contato, acrescente-o ao seu perfil e especifique, pois amplia a possibilidade de contato (já que no perfil comercial só aparece a opção “ligar”).

O ideal é que você também tenha um email exclusivo para se comunicar com seus clientes. É opcional citá-lo, já que o botão de email aparece no perfil Comercial.

No espaço para site externo, caso não possua um, use-o para divulgar outras redes sociais, ou mesmo uma página de captura (caso trabalhe com Campanhas de Vendas Online).

Todas essas informações orientam o seu provável cliente sobre o que sua página oferece. Aqui ele já começa a se identificar com você/seu trabalho/seus serviços/seus produtos.

Você tem 150 caracteres para escrever sua biografia. Deixe espaço para usar emojis também. Seja criativo! 😀

 

Cuidando das Postagens


 

Atenção redobrada deve ser dada às suas postagens. Saber como vender pelo Instagram envolve saber o que postar, em que horários postar, e que formatos postar.

Já falei em outro artigo sobre a Importância de Conhecer seu Público-alvo, e isso se estende ao Instagram também. A partir das informações do seu público você consegue formular uma linha editorial para suas postagens.

Pare com o mau hábito de sair compartilhando qualquer foto, a qualquer hora, sem nenhum propósito, e sem gerar engajamento. Esses dias acabaram! 😀

Veja abaixo alguns dos elementos que sua linha editorial deve envolver:

 

  • Conteúdos a serem postados (específicos para seu público);
  • Periodicidade das postagens;
  • Horários (Normalmente após as 17h);
  • Boas legendas, sempre com chamadas para ação: Saiba mais na bio, Passe na loja e confira, Marca uma amiga que vai adorar a novidade, Comente o que você achou, Assista o vídeo, Receba nosso material grátis (link na bio), etc.
  • Uso de emojis em legendas e comentários;
  • Uso de hastags relacionadas ao seu negócio, e de hastags próprias (que levem o nome da sua marca/perfil, por exemplo);
  • Uso de vídeos e boas imagens.

 

Não abandone seu perfil! Um dos maiores erros que percebo são perfis que postam uma vez na vida, não cuidam da qualidade das imagens, não escrevem boas legendas, não oferecem conteúdo.

Não pense somente em vender! Seu perfil deve ensinar às pessoas coisas do interesse delas, isso gera engajamento.

Se seu negócio depende muito de imagens (como o ramo de moda, decoração, fotografia, maquiagem, etc.) certifique-se de apresentar imagens com qualidade: boa iluminação, bem posicionadas, detalhes à vista, sem excesso de montagens.

Se quiser mostrar várias fotos de uma vez, use o recurso “Selecionar vários” (essa opção aparece quando você vai postar uma nova foto. Basta selecionar várias e enviar).

 

Cuidando do engajamento


 

Não deixe seus seguidores à deriva! Dê atenção e permaneça sempre atraindo novas pessoas!

Cuidar do engajamento é um dos pontos principais para o seu perfil. Interaja com seus clientes, responda às dúvidas deles (conforme sua disponibilidade de tempo), e crie maneiras de atrair a atenção deles.

Algumas opções são:

 

  • Fazer promoções esporádicas;
  • Criar concursos e competições;
  • Fazer sorteios;
  • Entrega de recompensas;
  • Publicar conteúdo relevante, que responda dúvidas ou ajude em algo.

 

Existem muitos aplicativos que auxiliam na comunicação com seus clientes, e na aquisição de mais seguidores, como o Instaeasy e Gerenciagram, que ajuda a atrair seguidores reais para o seu perfil.

Uma coisa é certa: antes de sair querendo atrair Deus e o mundo para te seguir, trabalhe primeiro o seu perfil. Deixe-o atrativo e otimizado para os novos visitantes.

De nada adianta as pessoas chegarem à sua página e não se identificarem com ela, não acharem interessante ou relevante.

 

Resumindo…


 

Há muito que você pode fazer pelo seu Instagram para aumentar sua visibilidade, atratividade, engajamento, e consequentemente suas vendas.

Dedique um tempo para cuidar do seu perfil e mantê-lo sempre bem organizado e interessante. Dessa forma, com certeza seus seguidores vão participar e te indicar para outras pessoas, e sua autoridade ganhará cada vez mais força.

E já sabe né? Quanto mais autoridade, mais credibilidade, mais vendas/mais contratos/mais consultorias fechadas/mais reservas feitas/mais lucro.

Se você não tem tempo para cuidar das suas redes sociais, peça ajuda ou procure um profissional que te auxilie direitinho. E quando estiver tudo ok e seu perfil estiver se destacando, conte comigo para subir de nível e começar a trabalhar com Campanhas de Vendas Online, ampliando ainda mais seu faturamento. 😀

Para não estender demais a conversa, por hoje é só. Aproveite para nos seguir no Instagram (@AgenciaCactuss) e acompanhar mais dicas.

Abraço.

2019-12-15T00:31:39-03:00

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