O que significa otimizar? Veja como vender mais com SEO!

O que significa otimizar?
Veja como vender mais com SEO!


 

Segundo a definição do dicionário, otimizar significa “tornar ótimo ou ideal, promovendo circunstâncias mais proveitosas para algo”.

Trazendo para o marketing digital, otimizar é um termo mais conhecido pela sua relação com a melhoria de um site (ou simplesmente páginas na internet) diante dos buscadores.

Isso significa dizer que, ao otimizar seu site, você estará melhorando a estrutura dele para atingir melhores classificações nos resultados de busca (Google, Yahoo/Bing, etc.), permitindo que ele seja encontrado com mais facilidade.

Quase sempre quando se fala em otimização de sites, as pessoas referem-se ao aparecimento do site na primeira página dos buscadores (normalmente com ênfase no Google), o que consequentemente gera maior número de visitantes, devido à maior exposição do site.

Vamos entender melhor sobre este tema, como ele pode ajudar seu negócio a crescer e se destacar no mercado, e como você pode começar a utilizá-lo imediatamente.

 

As regras dos buscadores


 

Disparadamente o Google é o buscador que mais atrai o interesse dos empreendedores e empresários, e justamente por essa relevância, todos os olhos são voltados para ele e suas constantes mudanças.

Frequentemente o Google atualiza e modifica seus termos e regras, e isso pode causar grandes impactos nos seus resultados de busca. O que significa que um site que está na primeira posição, pode facilmente perder posições ou mesmo sair da primeira página, por exemplo.

Falando em termos de impacto no seu negócio, isso significaria perder milhares de visitantes que provavelmente se tornariam seus clientes, e consequentemente o faturamento também cairia drasticamente.

É preciso ter em mente que o principal critério utilizado pelo Google, é a experiência do usuário. Logo, seu site deve ter estrutura e conteúdo amigáveis, que realmente tornem a experiência do visitante positiva.

Para garantir que isso será cumprido, existe algo chamado de algoritmo do Google: alguns cálculos complexos, com inúmeros fatores secretos, que determinam qual o melhor site.

Digamos que, ao fazer uma pesquisa, diversos softwares (programas específicos) vasculham toda a internet buscando quais os sites que oferecem o melhor conteúdo possível para o que foi pesquisado, e que, obviamente, se encaixam nos critérios do buscador.

Isso demonstra porque é obrigatório trabalhar o SEO do seu site, adaptando-o quando necessário, e tornando-o “amigável” aos olhos do Google, se espera ter bons resultados com ele.

Da mesma forma, a concorrência acrescenta um nível a mais de dificuldade nesta tarefa, pois quanto maior a quantidade de conteúdos relacionados ao assunto que você irá abordar no seu site, mais difícil se torna alcançar os primeiros resultados.

A boa notícia é que se torna difícil, mas não é impossível!

 

Como é feita a otimização de sites?


 

Também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), a otimização para mecanismos de busca é tida como uma das ferramentas essenciais ao bom desempenho de um projeto na internet.

O objetivo do uso de técnicas de SEO é aumentar a credibilidade e relevância do seu site, fazendo com que ele se destaque e seja encontrado nas buscas dos visitantes – de preferência deixando-o no topo das buscas e aumentando sua taxa de conversão.

Tecnicamente falando, o SEO é feito através de um conjunto de estratégias/métodos, que analisam fatores como:

 

On-Page (aspectos internos do site):

 

  • Domínio;
  • Layout;
  • Adaptação para dispositivos móveis;
  • Velocidade do site;
  • Conteúdo abordado (que tenha qualidade, gere engajamento, seja pesquisado);
  • Títulos dos artigos e páginas, e suas descrições;
  • Imagens;
  • Links permanentes (URL’s amigáveis), etc.

 

Off-Page (aspectos externos ao site):

 

  • Tempo de uso do domínio e autoridade do site;
  • Link building (quantos links internos e externos o site possui, e qual a qualidade deles – ou seja: você faz uma ligação entre os seus artigos? Existem outros sites que citam o seu?);
  • Textos âncora;
  • Uso de redes sociais interligadas;
  • Menções da sua marca/site;
  • Compartilhamento dos seus conteúdos;
  • Reputação, etc.

 

Todos estes requisitos (e muitos outros mais) quando bem trabalhados em conjunto, podem promover resultados expressivos no posicionamento do seu site.

Antes de sair correndo para começar a programar mudanças no seu site, é importante saber que o trabalho com otimização é de médio a longo prazo, pois primeiro é preciso conquistar a confiança dos mecanismos de busca.

Por outro lado, após implementadas as mudanças e melhorias, os resultados realmente virão! Não tem erro!

 

Mas afinal, como a otimização de site pode ajudar o seu negócio?


 

Imagine sua empresa aparecendo nos melhores resultados do Google, recebendo milhares de visitas diariamente, e pelo menos um terço dessas visitas adquirindo algum produto ou serviço seu.

Seria realmente uma excelente ideia, não?

Já dizia a frase “Quem não é visto não é lembrado”, e um negócio que não é lembrado não se desenvolve! É preciso sair da média e se destacar na multidão para ter excelentes resultados, e o SEO pode te ajudar nisso.

“Como, exatamente?”

Aplicando as técnicas essenciais à formatação do seu site, cuidando dos aspectos externos a ele, orientando sua linha editorial:

 

  • Quem é seu público-alvo?
  • Que conteúdos devem ser publicados?
  • Com que frequência?
  • Como escrever de forma interessante e relevante para seu público?
  • Que palavras-chave devem ser utilizadas?

 

Os pontos acima, associados a outras características de melhorias, tornarão seu site absolutamente mais atrativo ao público, mais amigável ao Google, ganhando posicionamento nas buscas, ajudando a construir sua autoridade, e principalmente: atraindo mais clientes e aumentando o faturamento da sua empresa.

Imagine que todos os dias milhares de pessoas procuram por termos específicos no Google, e que conseguindo encontrar seu site, elas chegarão até você. Literalmente você poderá fazer vendas dormindo!

O que você precisa para fazer seu negócio crescer, é ser encontrado e saber utilizar as técnicas certas para transformar estes visitantes em clientes.

 

Consultoria de SEO


 

Não dá pra negar a importância do SEO para um negócio (acredito que você já percebeu isso). É algo vital e que deve ser considerado, sem dúvidas.

A questão é que apenas o SEO pode não ser suficiente no seu caso. Diversas são as características que fazem pessoas e empresas venderem mais na internet, e a mais importante delas, eu diria, é ter um sistema de vendas online.

“E qual seria a diferença entre um sistema de vendas online e o SEO?”

Boa pergunta. A diferença é que o SEO é apenas uma parte do sistema de vendas. Como o próprio nome diz, o sistema será um planejamento completo para o seu negócio atuar na internet com toda eficiência possível.

De nada adianta ser um excelente vendedor, e dominar técnicas de persuasão, se não consegue atrair as pessoas para o seu site. Ninguém verá seus produtos/serviços.

Por outro lado, saber atrair as pessoas, mas não saber o que fazer com elas depois, também não funciona. Se você não tem um planejamento de vendas, ou não consegue guiá-las pelo processo de compra de forma inteligente, estará perdendo dinheiro.

Infelizmente ainda encontramos casos de empresários frustrados por terem um site perfeito, com um design bacana, com mídias sociais lotadas de fãs, mas que não estão vendendo como gostariam.

E isso costuma acontecer porque alguns detalhes importantes no processo deixaram a desejar:

 

  • (SEO): O site não passa confiança, e/ou não é otimizado;
  • (Copywriting): Atrai visitantes, mas não consegue persuadi-los a comprar;
  • (Linha editorial): Não sabe interagir com o público, não apresenta assuntos relevantes, não cria conteúdo com frequência;
  • (Captura de leads): Tem visitantes, mas não sabe atraí-los para conversas futuras;
  • (Email marketing): Tem clientes, mas não sabe se relacionar com eles;
  • (Anúncios): Não investe em anúncios, ou faz de forma errada;
  • (Divulgação): Tem todo um projeto bem estruturado, mas não sabe divulgar e/ou não atinge o público certo;
  • (Produto): Não está adequado à oferta, e deixa a desejar;
  • (Automatização): Não tem um processo de vendas que possa ser replicado.

 

Então eu te pergunto: O que traz maior custo-benefício: Contratar cada um destes serviços separadamente, ou contratar um único profissional/empresa que domine todo o processo?

Será que o gasto de contratar todos esses serviços de forma individual, não supera um investimento único? Com certeza! Sem falar que não trará o mesmo resultado!

Mesmo quando você não dispõe de muita verba para investir nessas ferramentas, sempre pode começar combinando o uso de algumas delas, aumentando suas vendas, usando o lucro para investir em ações maiores, afinal, a ideia é ampliar seu negócio!

Oferecemos atualmente alguns tipos de consultoria, logo, você tem a possibilidade de investir conforme a sua renda permite no momento, e mesmo assim conseguir atingir patamares maiores, aumentando seu faturamento.

Use seus recursos financeiros de forma inteligente!

Se quiser saber mais sobre nossas consultorias, entre em contato comigo. Será um prazer conversar com você!

Abraço.

2019-12-16T15:53:32-03:00

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Agência de Publicidade, Especializada em Consultoria SEO e Marketing de Conteúdo

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