3 Perguntas que Você deve fazer ANTES de anunciar na internet


 

Olá pessoa!

Você tem acompanhado (ou mesmo ouviu falar) no poder que os anúncios na internet podem oferecer ao seu negócio? Ficou interessado em anunciar também para aumentar seus resultados?

Bom, muita calma nessa hora! Existem alguns requisitos básicos que você deve cumprir antes de sair colocando dinheiro em anúncios. Não é o ato de anunciar que te trará retorno, mas sim a estratégia por trás do seu anúncio.

Pensando em te ajudar a não jogar dinheiro fora e ficar frustrado com resultados ruins, elaborei três perguntas norteadoras para que você perceba se está preparado ou não para anunciar na internet.

Vamos conferir?

 


Entendendo como Anunciar na Internet pode Aumentar seu Faturamento


 

Você sabe que o comportamento de consumo das pessoas mudou né? A internet modificou completamente a nossa forma de comprar, e cada vez mais as pessoas estão aderindo a isso.

Desde um simples ingresso para um show, até eletrodomésticos, tudo aquilo pelo qual desenvolvemos interesse de compra, passa pelo poder da pesquisa online antes de ser adquirido.

Isso significa duas coisas:

 

  1. Você/O seu negócio precisa estar presente na internet e aparecer para as pessoas certas;
  2. Você/O seu negócio precisa utilizar novas estratégias de marketing para acompanhar essa evolução do mercado.

 

Repito bastante aqui no blog sobre a necessidade de satisfazer seu cliente.

Os consumidores de hoje sabem como pesquisar, comparar, e encontrar a melhor marca/produto/serviço que lhes interessa. Eles chegam ao momento decisivo da compra com confiança, sabendo o que querem.

Como bem disse Rishad Tobaccowala (Executivo principal de estratégia e inovação, VivaKi):

“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor”.

O Google definiu isso como ZMOT (Momento Zero da Verdade):

É o momento quando você pega seu laptop, celular, ou algum outro dispositivo conectado à Internet, e começa a se informar sobre um produto ou serviço que você está pensando em experimentar ou comprar”.

Isso inclui analisar resultados de pesquisas, ver análises de outros usuários, conversar com compradores, ver classificações de estrelas, textos de anúncios, imagens de anúncios, vídeos, e até o site oficial da marca.

Portanto, não basta ter um anúncio bem feito na internet.

É preciso estar presente de forma inteligente, planejada, e bem estruturada, para saber sanar as dúvidas, curiosidades, e receios do seu público alvo.

Você precisa atrair a atenção dessas pessoas e oferecer uma experiência positiva. Para isso é preciso montar uma estratégia que funcione, e essa estratégia deve levar em consideração três perguntas indispensáveis…

 


Você conhece o seu Público-Alvo?


 

No artigo “Veja porque conhecer seu público alvo pode levar seu negócio a um novo nível” nós conversamos bastante sobre a importância de saber exatamente quem é o seu cliente e o que ele procura.

O sucesso de um anúncio não é medido pela quantidade de pessoas que você alcançou, mas sim pela conversão gerada. Grandes números de seguidores em redes sociais não significam nada se não são convertidos em vendas.

Conhecer exatamente quem é a sua audiência, é um passo importante para te ajudar a obter os resultados financeiros que você quer.

Ao saber com quem você está falando, é possível adaptar a sua comunicação para torná-la adequada ao seu público alvo, sendo mais facilmente aceita por ele.

Isso interfere na forma como você vai criar o seu anúncio. Que imagem utilizar, que texto escrever, que chamada de ação colocar… Cada detalhe precisa ser testado para ver onde é mais eficaz.

Por outro lado, conhecendo seu público você ganha maior poder de segmentação, escolhendo para que tipos de pessoas o seu anúncio deve ser exibido (como no Facebook), e gastando menos, pois seu público não estará generalizado.

Isso evita, inclusive, de atrair pessoas que não estão realmente interessadas no que você tem a oferecer, mas sim, apenas curiosas para saber do que se trata.

Entende porque não dá pra sair anunciando qualquer coisa, de qualquer jeito, e para qualquer pessoa? Isso nos leva à questão número dois…

 


Você planejou a ação do anúncio?


 

Então você fez uma pesquisa e obteve informações relevantes para planejar o anúncio perfeito, e focado no seu cliente (ou possível cliente). Você está prestes a investir dinheiro nesse anúncio, mas antes, deixe-me te perguntar uma coisa:

Qual a ação do seu anúncio?

Propaganda no ar, visitantes sendo atraídos, e o que acontece a seguir? Você deve planejar o próximo passo após o visitante clicar no seu anúncio.

Observe:

 

  • O seu anúncio vai levar o cliente direto ao produto?
  • O seu anúncio vai direcionar o cliente a um cadastro?
  • O seu anúncio vai levar o cliente a uma página de captura de email?
  • O seu anúncio vai direcionar o cliente a uma promoção, ou lista de compras VIP?

 

Anúncios podem ter várias funções além de levar à venda do produto (diretamente falando).

E após chegar ao anúncio e tomar uma ação de cadastro ou compra, qual o próximo passo?

Você deve aproveitar a saída do seu cliente para direcioná-lo novamente. Ao invés dele tomar uma ação e simplesmente sair da página, é possível (e recomendado) que você o guie por uma nova jornada. Por exemplo:

 

  • Direcioná-lo a uma segunda oferta irresistível (Aliás, já falei sobre Ofertas que vendem – acompanhe clicando no link).
  • Direcioná-lo a uma promoção exclusiva por tempo limitado;
  • Convidá-lo a participar de um Clube de Compras VIP;
  • Oferecer um combo de produtos relacionados ao que ele adquiriu;
  • Oferecer um serviço complementar;

 

Não coloque dinheiro em um anúncio antes de ter certeza que ele será bem aproveitado. Use todas as oportunidades que tiver para induzir seu visitante a uma ação que leve à compra (seja diretamente, ou através de um cadastro para vender por email).

Isso nos leva ao terceiro passo tão importante quanto este…

 


Você tem um modelo para nutrição pós-anúncio?


 

Os visitantes que chegam ao seu anúncio estão gostando da sua oferta e adquirindo seus produtos/serviços. Isso é ótimo! Mas o que fazer depois?

Um dos maiores erros que percebo quando o assunto é vendas, é a ausência do acompanhamento do cliente após a compra. A pessoa adquire o produto/serviço, e é esquecida!

Talvez você não saiba, mas “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um” (e quem diz isso não sou eu, mas o célebre Philip Kotler).

E você aí deixando os clientes de lado hein!

A partir de agora você vai aprende ruma nova regra: Comunique-se com seus compradores! Permaneça enviando conteúdo, engajando-os, oferecendo novos produtos…

O mesmo esforço que você investe para atrair novos clientes, deve ser investido para mantê-los interessados no que você tem a oferecer.

Abandone o mau hábito de investir apenas na atração, e passe a investir também na ativação. Há empresas com imensas listas de contato que não são utilizadas! Emails e cadastros simplesmente esquecidos… Isso é deixar dinheiro na mesa!

Planeje uma comunicação pós-venda com seu público consumidor. Interaja com as pessoas para saber se o produto/serviço está atingindo as expectativas delas. Esteja atento a reclamações e sugestões. E mantenha sempre uma linha de produtos/serviços complementares que possam ser oferecidos posteriormente.

Não abandone o seu cliente!

 


Resumindo a ópera…


 

O uso da internet como ferramenta de auxílio na decisão de compra está aumentando absurdamente com o passar do tempo. Ou você muda seu modelo mental e passa a se adaptar a esta realidade, ou ficará para trás.

Aproveitar o ZMOT no marketing dos seus produtos/serviços é ter uma grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Aproveite isso!

Agindo dessa forma você atingirá milhões de compradores que estão usando a internet para decidir que produto comprar, antes mesmo de entrar na loja.

Dedique mais tempo ao planejamento do seu negócio, e tenha certeza que o esforço investido te dará muito mais retorno financeiro.

Na minha Consultoria de Marketing analiso todos os pontos acima, identificando as melhores oportunidades para atrair e manter o potencial de compra, através das principais campanhas de vendas.

Se quiser saber mais sobre elas, clique e leia o artigo a seguir: As 3 principais Campanhas para o seu Negócio decolar Online.

Abraço.