Campanha de Vendas: As 3 Principais Campanhas para o seu Negócio Decolar Online!

Olá pessoa!

Se você realmente quer fazer o seu negócio ser um sucesso na internet, então já deve saber que não basta fazer de qualquer jeito, é preciso seguir um método, ter uma estratégia bem elaborada.

E dentre as estratégias que trazem resultado para o seu negócio, existem as Campanhas de Vendas. Este método ainda não está sendo utilizado com todo o seu potencial aqui no Brasil, mas já é aplicado com grande eficiência lá fora. Portanto, quem chega primeiro se destaca. 😀

Tá a fim de conhecer e entender melhor as 3 principais campanhas que podem impulsionar seu negócio? Então continua lendo…

 

O que é uma Campanha de Vendas?

 

Mas afinal, o que são essas campanhas, e como elas podem ajudar o seu negócio a decolar online?

Falando de forma simples, são esquemas de venda que funcionam automaticamente, com estratégias avançadas e focadas em extrair todo o potencial do seu público para uma ação de compra.

As campanhas de vendas pegam seu cliente pela mão e o guiam por um caminho que o levará a um momento de compra. O melhor dessa estratégia é que você monta todo o esquema uma única vez; e ele começa a trabalhar automaticamente para você.

Se você está chegando ao mundo digital agora, conseguirá seus primeiros clientes. Se já possui sua estrutura online, começará a fazer suas primeiras vendas.

E se já tem potenciais clientes que nunca compraram nada, ou compraram uma vez e não voltaram, você irá atrair a atenção dessas pessoas para transformá-las em clientes fieis.

Como consequência, todos os dias você tem novos clientes chegando, clientes comprando um primeiro produto, e clientes comprando produtos recorrentes.

São vendas diárias! É diferente de um lançamento, onde você prepara toda a estrutura para vender uma única vez (normalmente) e não vende mais por um tempo.

“E como funcionam essas maravilhas que são as campanhas de vendas?”

Elas dependem do momento onde o seu cliente (ou potencial cliente) se encontra, podendo atuar em três estágios diferentes. Vamos conhecer cada uma delas…

 

Campanha de Aquisição

 

A campanha de aquisição, como o próprio nome diz, vai te ajudar a adquirir novos clientes compradores.

Essa estratégia atrai as pessoas ao entregar valor, ou seja, algo que desperte a atenção e seja do interesse desse público (pode ser um material em formato de ebook, aula gravada, pdf, etc.).

Por exemplo: Uma pessoa que está procurando por vestidos e acaba chegando a um determinado site. Ao visitar o conteúdo do site, ela se depara com uma chamada oferecendo o seguinte material: “5 dicas que você precisa saber antes de comprar um vestido!”.

Imediatamente essa pessoa se sente atraída, afinal, ela não quer cometer erros ao comprar seu vestido. Aquela chamada foi feita para ela! Parece até que “adivinhou” o que ela procura.

Essa pessoa deixará um email para receber gratuitamente as dicas oferecidas. E aqui começamos a colocar a estratégia de aquisição em prática.

Após se cadastrar com o email, essa pessoa será levada a uma página com uma oferta irresistível (que pode ser um combo de 3 vestidos por um preço promocional, por exemplo), e ela terá a primeira oportunidade de compra.

Caso não adquira, dentro do material que ela vai receber por email também haverá outras ofertas relacionadas, dando uma segunda opção para compra. E por fim, se ela ainda não comprar nada, ela receberá uma sequência de e-mails nos próximos dias, com dicas e descontos exclusivos, oferecendo uma terceira oportunidade para adquirir algo.

Perceba que ao invés de você entregar uma página cheia de vestidos, onde ela poderia simplesmente não gostar de nenhum (ou achar caro por não enxergar valor) e ir embora, você agora oferece três oportunidades diferentes de conseguir a ação de compra dessa pessoa.

Uma vez que você tem o contato de email dela (ou mesmo telefone), você tem muito mais chances de enviar ofertas e fazer com que ela volte ao seu site e compre algo.

 

Campanha de Monetização

 

Perfeito! Agora você criou uma lista de potenciais clientes. Este é o momento de monetizar essa lista, criando um desejo irresistível de comprar algo (seja a primeira compra, ou uma compra recorrente).

“E como fazer isso?”

A estratégia de monetização pode envolver fazer uma aula ao vivo, um mini treinamento, uma campanha de venda em artigos no blog, etc. São amplas as possibilidades de chamar a atenção do público para o que você pretende oferecer.

A ideia é entregar conteúdo gratuito, de muito valor para seu público, e fazer uma super oferta (que costuma incluir descontos para os que assistiram a aula, ou promoção válida até determinada data, etc.) criando desejo.

Continuando com a ideia de uma loja de roupas femininas, você poderia, por exemplo, convidar um profissional de moda para dar algumas dicas em uma aula gratuita (existem vários programas para fazer uma aula ao-vivo e online – o próprio YouTube já dispõe dessa funcionalidade), e enviar um email para sua lista, convidando-os a assistir a aula e oferecendo um bônus (que pode ser o desconto para os que estejam ao-vivo).

Este profissional pode inclusive montar looks utilizando roupas que a sua loja oferece, e no fim da aula você dá um desconto para as peças apresentadas e peças semelhantes.

É possível repetir essa estratégia sempre que novos leads (potenciais compradores) entrarem na sua lista. Você mesmo pode estudar o assunto, conversar com profissionais, e montar sua aula; ou gravar a aula para ser entregue apenas aos novatos que entrarem na lista, fazendo sempre a mesma sequência de oferta apresentada acima.

Amplas possibilidades podem ser adaptadas a este tipo de campanha. Basta soltar a criatividade e dar uma pitada de oferta irresistível!

(Inclusive já falei sobre oferta irresistível aqui no blog. Dá uma olhada no artigo: )

 

Campanha de Ativação

 

Sempre acontece da sua lista dar uma esfriada em algum momento, as pessoas pararem de comprar, deixarem sua loja / produto / serviço um pouco de lado, e as vendas reduzirem um pouco. Na verdade, sempre existirão pessoas que estarão na sua lista, mas não comprarão nada.

“O que fazer neste tipo de situação?”

É neste momento que utilizamos a estratégia das campanhas de ativação, justamente para ativar essas pessoas e colocá-las de volta na jornada de compra.

Os seus clientes devem estar sempre interessados em adquirir algo de você, por isso é importante apresentar novos produtos (ou ter produtos complementares se você trabalha com serviços).

Em algum momento a mesma conversação vai gerar certa comodidade e deixar as pessoas na zona de conforto. Neste momento é ideal quebrar esse padrão e mudar de assunto.

A campanha de ativação é feita normalmente entre uma campanha de monetização e outra. Quando você quebra o padrão que vem entregando às pessoas, e passa a apresentar algo novo, novos produtos ou produtos mais baratos para quem não adquiriu nada, você reacende o interesse delas.

Este tipo de campanha costuma gerar um pico de vendas para produtos de menor valor, pois atraem grande interesse do público.

No nosso exemplo de loja de roupas femininas, seria interessante fazer um funil invisível, mostrando uma oferta exclusiva, ou mesmo peças mais baratas, apenas para quem clicar no email (o restante do público aberto que visitar seu site não vê a oferta).

 

Recapitulando…

 

Se você ainda não aplica campanhas de vendas no seu negócio, então posso te garantir que você está deixando dinheiro na mesa!

Pare de perder tempo fazendo apenas ofertas diretas, tentando empurrar produtos às pessoas, oferecendo para o público errado, e perdendo a oportunidade de conquistar novos clientes.

Você precisa começar a trabalhar com campanhas de vendas!

A internet oferece inúmeros benefícios para o seu negócio, e ao saber utilizá-los de forma inteligente, a consequência é um aumento considerável nas suas vendas.

E o melhor de tudo: uma vez montada a estrutura das suas campanhas, você só terá o trabalho de acompanhar as métricas, atualizar o que for necessário, ou modificar alguma oferta, pois todo o processo é feito automaticamente.

Se você achou essa proposta interessante, e gostaria de implementá-la no seu negócio, entre em contato comigo e faremos uma análise para começar a rodar as suas primeiras campanhas.

Será um prazer te acompanhar nessa jornada! Clique no botão abaixo ou me mande um email pelo menu contato e te retorno em breve.

Abraço!